Eliane Brum

Eliane Brum é jornalista, escritora e documentarista. Uma das repórteres mais premiadas da história do Brasil, recebeu, em 2021, o Prêmio Maria Moors Cabot, da Columbia University, pelo conjunto de sua obra. Em 2025, foi escolhida Pensadora do Ano pela Prospect Magazine, reconhecimento internacional pelo impacto de suas ideias e contribuições para o debate global.
Édealizadora, fundadora e diretora da plataforma trilíngue SUMAÚMA – Jornalismo do Centro do Mundo (sumauma.com), baseada na Amazônia, além de colunista da seção internacional do jornal espanhol El País.
Autora de nove livros, entre eles Brasil, construtor de ruínas: um olhar sobre o país, de Lula a Bolsonaro (Arquipélago, 2019) e Banzeiro òkòtó: uma viagem à Amazônia centro do mundo (Companhia das Letras, 2021). Em inglês, publicou One Two (Amazon Crossing), The Collector of Leftover Souls (Graywolf/EUA e Granta/Reino Unido) e Banzeiro òkòtó: The Amazon as Center of the World (Graywolf/EUA e Indigo/Reino Unido). Suas obras também foram traduzidas para o francês, italiano, espanhol, polonês, alemão, mandarim e búlgaro.
Como documentarista, é diretora ou codiretora de quatro filmes: Uma História Severina, Gretchen Filme Estrada, Eu+1: uma jornada de saúde mental na Amazônia e Laerte-se.
Vive em Altamira, no Médio Xingu, Amazônia.