150 anos de Carl Gustav Jung

Um legado vivo, um chamado para o futuro.
Em 2025, celebramos 150 anos do nascimento de C. G. Jung, pensador visionário, médico da alma e criador da Psicologia Analítica.
Jung não apenas lançou luz sobre as profundas camadas do inconsciente, mas também nos ensinou a reconhecer a sua linguagem mito-poética presente nos símbolos que habitam nossos sonhos e nossa imaginação, vislumbrando as possibilidades de um vir a ser, mais autêntico e inteiro.
Ao longo de um século e meio, sua obra atravessou fronteiras, dialogou com mitologias, religiões, filosofias, artes e ciências, tocando profundamente o coração de muitas gerações. Jung abriu portas para que a psicologia encontrasse a alma e para que a alma voltasse a ter lugar no mundo.
Celebrar seus 150 anos é mais do que lembrar sua biografia. É retomar perguntas que ecoam ainda hoje:
- Como viver com sentido em tempos de incerteza?
- Que caminhos a alma pode percorrer num mundo fragmentado?
- Qual o compromisso dos analistas e suas instituições na atualidade? Quais os desafios?
O 28º Congresso da Associação Junguiana do Brasil “Origens e Horizontes: Jung 150 Anos Depois” nasce como busca de enfrentamento a esses chamados. Um espaço de memória e renovação, onde o legado de Jung é honrado não como algo do passado, mas como uma força viva, que pulsa no presente e aponta para o futuro.
Neste marco simbólico, olhamos para trás com pensamento crítico, amorosidade e gratidão; e, para frente, com humildade, ética e coragem, porque Jung vive na medida em que cada um de nós ouse sonhar, escutar e transformar.
